Se você é uma pessoa que adora tirar fotos e fazer vídeos para postar no Instagram, entende que uma boa produção gera muitos likes.
Dessa forma, saber posicionar e organizar os elementos (mobiliário e objetos de decoração), além de escolher o ambiente ideal, são os principais pontos a serem considerados antes dos cliques das fotos.
Com a necessidade de ficarmos mais em casa, preparar um cômodo ou cantinho da nossa própria residência facilita o momento para clicar as fotos, fazer vídeos para stories, YouTube ou até mesmo as imprescindíveis reuniões por videoconferência – tanto para os compromissos profissionais, como para unir parentes e amigos que estão distantes.
Veja também:
- Este Instagram compartilha fotos de ‘casas feias’ e aqui estão 7 para você conferir
- Esta conta do Instagram publica designs incríveis; veja
- Papel de parede: 10 tendências mais populares no Instagram em 2020
“A ideia é criar um local que se destaque e desperte o desejo das pessoas de fotografar, filmar e, acima de tudo, compartilhar os registros”, afirma a arquiteta Júlia Guadix.
A profissional e o também arquiteto Renan Altera reuniram algumas dicas imprescindíveis na hora de montar o ambiente Instagramável perfeito!
Confira a seguir:
1) Cores e mais cores:
“Todas as cores, quando usadas de forma harmônica, podem valorizar um ambiente. Tudo dependerá da intenção do projeto e da personalidade do morador”, explica Renan Altera. Com esse pensamento em mente, você poderá escolher a paleta de cores que mais combina com a sua personalidade e o estilo do espaço.
As cores vibrantes chamam a atenção por si só, mas exigem cuidado quando aplicadas nas paredes. Nesse caso, o ideal é procurar objetos decorativos e móveis mais minimalistas, evitando uma confusão visual na foto.
Veja também:
- Arco pintado na parede: como fazer a tendência que está bombando no Instagram
- Casa com crianças: inspire-se nessa decoração ‘instagramável’
- Sonha em ter uma casa digna do Instagram? Inspire-se nesse apartamento de NY
“As composições com tonalidades mais claras e neutras, por sua vez, trazem muito frescor e são perfeitas para uma decoração nórdica”, conta Júlia Guadix. Nesse contexto é possível ousar com uma paleta mais chamativa frente aos demais itens que irão compor o ambiente. Os tons acinzentados, por exemplo, oferecem uma sensação de conforto, sendo possível combiná-los com outras cores.
Além das tonalidades, outro elemento que ajuda a criar um ambiente perfeito para fotos e vídeos é o revestimento. Uma parede de tijolinhos, por exemplo, traz um ar mais rústico, se destacando em qualquer cômodo. Esse material pode ser combinado com uma decoração mais neutra, usando o branco e o cinza; ou com estilo industrial, ousando no concreto aparente e no cimento queimado.
2) Iluminação:
Depois de escolher o local perfeito da casa para a sessão de fotos, está na hora de se preocupar com a iluminação. Sendo um dos elementos fundamentais para uma boa foto, precisa de uma atenção redobrada. Dentre as muitas possibilidades, a que mais valoriza é a iluminação natural. Portanto, se o cômodo conta com grandes janelas, as imagens capturadas durante o dia ficarão lindas.
Veja também:
- 17 ideias originais do Instagram para decorar sua parede
- DIY: Essa decoração com espuma em spray está bombando na internet
- Mulher transforma casa velha em mansão e faz sucesso na internet. Veja antes e depois!
Quanto à luz artificial, o melhor é fugir das lâmpadas frias (brancas azuladas) que não enaltecem nem o ambiente e nem as pessoas. “Opte pela iluminação branco quente, entre 2700K A 3000K, que são mais confortáveis visualmente”, aconselha a arquiteta. Se a ideia for usar luzes coloridas, preste atenção aos contrastes e ao posicionamento delas.
Nesse quesito ainda é possível citar outras fontes decorativas que podem embelezar a foto. “Spots pontuais e fitas de LED auxiliam os cliques durante a noite, quando a luz natural não está mais presente”, afirma Renan. Com os LEDs, dá para brincar usando cores e palavras ou frases divertidas na parede.
3) Organização do ambiente:
A organização é fundamental – tanto para as fotos, quanto no dia a dia. Afinal, ambientes bagunçados e com muitos objetos desagradam moradores e os seguidores. Portanto, a dica principal é deixar no espaço somente o que a ele pertence e é funcional.
Depois de realizar essa seleção, escolha os objetos que forem bonitos para ficarem expostos nas mesas, aparadores, prateleiras ou até mesmo pendurados em uma composição nas paredes. Para o restante, agrupe por categorias em cestos, nichos e caixas que sejam esteticamente harmônicas com o estilo de decoração.
4) Plantinhas por todos os lados:
As plantinhas são super bem-vindas e não podem faltar na produção de uma foto. Uma dica legal é apostar na mistura de várias espécies em um mesmo ambiente e brincar com as alturas em que serão dispostas. Além disso, os tons de verde combinam perfeitamente com cores quentes, posicioná-las em algum mobiliário ou decoração com essa paleta pode tornar tudo mais atraente.
Uma sugestão é eleger vasos ou cachepôs bonitos para aparecerem nos cliques. Afinal, cada detalhe faz toda a diferença! Planos verdes como os jardins verticais também criam um fundo lindo.
5) Móveis e objetos diversos:
Quando falamos em móveis e objetos, é essencial ter em mente a composição. Se esses itens estiverem jogados pelo espaço, o resultado não ficará instagramável. “Canecas/bules de café e taças são bons itens para aparecerem em bancadas de ambientes como cozinhas, ilhas etc. Óculos, livros, laptops, celulares e tablets são excelentes para escritórios e bancadas de home office”, conta o arquiteto.
Uma bonita gallery wall também atua como fundo perfeito para os cliques que serão postados nas redes sociais. Basta seguir o estilo de decoração do ambiente e a personalidade dos moradores que será sucesso garantido.
6) Espelhos:
Espelhos bem posicionados são ótimos aliados para tirar fotos, desde que reflitam espaços bonitos e organizados, evitando aqueles cantos mais escuros e bagunçados que não valorizam o arranjo. Para os modelos fixos, o recomendado é que se escolha o melhor ângulo justamente para capturar a parte mais atraente do ambiente. Já quando o espelho é móvel, é possível colocá-lo de uma maneira que favoreça o melhor foco para o registro.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br